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Guarulhos melhora sistemas para carga

Vivian Ito - DCI - 08/10/2014

São Paulo - Visando o aumento da produtividade do transporte de cargas, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) acaba de finalizar a primeira fase da implantação do sistema de conhecimento de carga e-AWB (Air Way Bill) no setor de exportação.

O objetivo do sistema é a substituição dos documentos físicos por eletrônicos, o que deve diminuir os dias de translado e aumentar a produtividade. De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), com a solução é possível reduzir dois dias de translado. A média hoje é de seis diárias e média, enquanto que com o e-AWB é possível reduzir para quatro dias e médio.

Isso porque é possível realizar o planejamento, monitoração e solução de problemas de forma eletrônica e durante as 24 horas por dia."O foco é aumentar a produtividade e segurança do transporte" afirma o diretor de operações de cargas do GRU Airport.

O próximo passo para a consolidação do sistema no aeroporto de Guarulhos é atrair a adesão de novas companhias aéreas e agentes de carga. Para isso, elas devem assinar o Acordo Multinacional do AWB com a Iata.

Mercado

Segundo a Iata, 20% do transporte aéreo de carga utiliza o sistema e a expectativa é que o valor aumente para 40% em 2015 e 80% em 2016. "Isso facilita a negociação internacional do setor já que 1,5 mil agentes de carga e 80 companhias aéreas já fazem parte do sistema", analisa o diretor da Iata do Brasil, Carlos Ebner.

Gestão

O acordo entre o aeroporto e a Iata foi consolidado ontem com a assinatura do contrato oficial, após a conclusão do projeto piloto em agosto. Com a participação da American Airlines, Lufthansa e TAM Cargo, além dos agentes de carga DB Schenker e Panalpina. A previsão é que o projeto piloto do setor de importações inicie no final de 2015.

No dia 16 de outubro, o aeroporto também deve iniciar a operação assistida de um novo sistema de gestão de cargas, o Cargo Management Systems (CMS). "O antigo sistema (Teca Plus) possuía deficiências e era extremamente dependente do uso de papel", diz o diretor de operações de cargas do GRU, Marcus Santarém. Segundo ele, o valor de investimento para esta implantação do novo sistema foi de R$ 25 milhões.

Além do GRU Airport, a Iata afirmou que já iniciou diálogo com o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. "O nosso foco é implantar o sistema nos principais aeroportos de carga (que juntos representam 60% do volume transportado) para depois iniciar o projeto em outros aeroportos", analisa Ebner.

O Aeroporto Internacional de Viracopos na cidade de Campinas, interior de São Paulo, foi o primeiro a utilizar o sistema e já anunciou o início da segunda etapa do processo de implantação.

(Fonte:DCI)

 

PROCESSO DE EXPORTAÇÃO

Gru Exportacao

O GRU Airport Cargo é responsável pelo maior volume brasileiro de exportações por via aérea, conectando o Brasil com 34 países. Além disso, é um corredor de passagem da carga exportada, com processamento diário de pallets aeronáuticos, assegurando agilidade e segurança no processo de exportação.

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ARMAZENAGEM

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A carga destinada para armazenamento no Terminal de Cargas do GRU Airport segue critérios como peso, cubagem, tipo de embalagem, restrições fitossanitárias ou natureza da carga, tanto na importação quanto na exportação.

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