Veja, abaixo, o significado das denominações mais usadas no Terminal de Cargas do GRU Airport:
Agente de Carga
Profissional que desenvolve soluções personalizadas para os usuários do transporte de carga em qualquer modal (aéreo, marítimo ou terrestre) e cuida da coleta e/ou entrega na origem e no destino. O pré-embarque e o pós-embarque são a incumbência primordial do Agente de Carga.
Capatazia
Atividade de movimentação de mercadorias nas instalações de uso público, que compreende o recebimento, a conferência, o transporte interno, a abertura de volumes para a conferência aduaneira, a manipulação, a arrumação, a entrega e também o carregamento e o descarregamento de aeronaves com uso de aparelhamento.
Consolidação de carga
Processo abstrato de união de diversas cargas, pequenas, médias ou grandes, para obtenção de uma carga de peso maior.
Cubagem
Relação peso/espaço que a mercadoria ocupa. Materiais de grandes dimensões e pouco peso costumam ser cubados.
DDE
Declaração de Despacho de Exportação.
Desembaraço aduaneiro
Quando a Receita Federal do Brasil libera um produto importado, após sua verificação
Despacho aduaneiro
Conjunto de procedimentos de natureza fiscal, processado com base na Declaração de Importação (DI) apresentada à Receita Federal pelo importador. O objetivo primordial é assegurar a regularidade da operação de importação ou de exportação sob vários aspectos, destacando-se o tributário.
Despaletização
Cponto de desova de containers ou paletes aeronáuticos encaminhados após registro de programação das linhas de espera. Exemplo: racks roletados, plataformas hidráulicas ou áreas demarcadas no interior do armazém.
DI
Doca
Parte no terminal onde entram os veículos para se abrigarem e efetuarem carregamento e/ou descarregamento.
Dolly
Atrelado equipado com uma 5ª roda, de forma a acoplar uma carreta a um caminhão, criando um rodotrem. Ao acoplar uma carreta a um dolly, esta passa a ter a configuração de um reboque, uma vez que não apoia peso na unidade veicular de tração.
DSE
Declaração Simplificada de Exportação.
DSI
Declaração Simplificada de Importação.
DTA
Declaração de Trânsito Aduaneiro.
DTI
Declaração de Trânsito Internacional.
Filme Stretch
Material plástico utilizado na paletização, que protege a carga contra pó/sujeira e possui transparência, ajudando na inspeção visual.
Handling
Abreviatura de ground Handling Services, uma designação inglesa que abrange todos os serviços prestados em terra de apoio às aeronaves, passageiros, bagagem, carga e correio. Estes serviços podem ser prestados pelos próprios aeroportos ou por empresas externas. Caso este serviço seja prestado pelas companhias aéreas aos seus próprios aviões, e passageiros, designa-se por auto-handling.
Loader
Máquina utilizada para carregar materiais pesados até a superfície.
Manifesto de Carga
Documento ou informação prestada pela companhia aérea, via sistema Siscomex-Mantra, informando previamente à Receita Federal do Brasil as características da carga (peso, volumes, natureza, consignatário, entre outras) contidas em um voo.
Envelopadora
Máquina que possui como função principal envelopar objetos.
Paletização
Ato de acomodar a carga em estrados de madeira (paletes).
Porto Seco
Recinto alfandegado de uso público, onde são executadas operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e bagagem, sob controle aduaneiro, instalado em zonas primárias de fronteira ou secundárias, não podendo ser localizado em portos ou aeroportos alfandegados.
Puxe
Solicitação de desarmazenamento da carga, visando a qualquer tipo de vistoria, conferência ou mesmo a liberação da carga.
Recinto Alfandegado
Local sob controle aduaneiro, declarado assim pela autoridade competente, em qualquer ponto do território aduaneiro, seja na zona primária ou na secundária.
Siscomex
Sigla para "Sistema Integrado de Comércio Exterior". Sistema da Receita Federal desenvolvido em 1997, que tem como objetivo integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle no comércio exterior por meio de um fluxo único e computadorizado de informações. usuários que poderão ser habilitados no Siscomex: despachantes aduaneiros; dirigentes ou empregados da pessoa jurídica representada; empregados de empresa coligada ou controlada da pessoa jurídica representada; e funcionário ou servidor especificamente designado, nos casos de habilitações especiais.
CMS
Sistema customizado pela GRUAirport para gerenciamento e controle no Terminal de Cargas integrado com os sistemas de cobrança e SISCOMEX. Permite controlar e rastrear toda a movimentação de carga e gerencia as entregas e retiradas de carga do Terminal de Cargas com sistema de agendamento.
Transelevadores
Sistema composto por várias prateleiras organizadas de forma a criar um armazém vertical e por um manipulador de três eixos que armazena ou retira cada item, de forma programada.
Unitização da carga
Agrupamento da carga em uma unidade adequada para sua movimentação e transporte. Podem ser agrupadas uma ou mais cargas, dependendo do tipo e natureza e dos equipamentos utilizados.
Valoração aduaneira
Um dos elementos essenciais dos sistemas tributário e tarifário do comércio exterior. Além de servir ao recolhimento de tributos e à proteção da indústria, ela também serve para aplicação de todos os outros controles ou formas de aperfeiçoamento das relações comerciais dos países, como contingenciamento e apuração de estatísticas.
Zona Primária
Local onde são recebidos veículos procedentes do exterior ou a ele destinados, transportando cargas e pessoas. São os portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados, onde o controle aduaneiro é exercido com toda a intensidade.
Zona Secundária
É o restante do território nacional, ou seja, todo local que não esteja definido como zona Primária.
Zona Primária
Permite o próprio cliente visualizar e imprimir o DAI/ DAE/ DAPE.