GRU Airport recebe o maior avião cargueiro do mundo

Uma operação histórica passou pelo GRU Airport nos dias 14 e 15 de novembro. O Antonov An-225, maior aeronave do mundo, partiu para Santiago, no Chile, com a maior carga já transportada na história da aviação brasileira e a segunda maior do mundo. A estratégia foi coordenada pelas equipes de Operações e Logística do GRU Airport, desde o recebimento e armazenamento da carga até a saída da aeronave.
A carga era constituída de um transformador de 155 toneladas, o equivalente a 135 carros médios empilhados, fabricado pela ABB, empresa de tecnologia de energias e automação. O atendimento envolveu desde o recebimento da carga, alguns dias antes do voo, armazenamento, definição adequada da posição de parada do cargueiro, local adequado para o carregamento, posicionamento dos guindastes, pórticos e trilhos, segurança, entre outras demandas.
O pouso do Antonov não afetou a operação regular do aeroporto, mas requereu cuidados especiais. “Tivemos que redesenhar o pátio, já que a operação de carregamento ocupou o espaço de sete aeronaves”, explica o comandante Miguel Dau, diretor de Operações da GRU Airport. A aeronave ficou estacionada no pátio do Terminal 2, e ficou em operação por quase 24 horas.
Além do transformador, a peça de maior volume desta encomenda, havia também os seus componentes que somam 42 toneladas. Esses itens seguiram em outra aeronave cargueira o MD-11 da Lufthansa que há muito tempo não se via nos pátios do GRU Airport.
Curiosidade
O ucraniano Antonov 225, maior aeronave do mundo, com capacidade para transportar 250 toneladas em longas distâncias, pousou em Guarulhos pela segunda vez no dia 14 de novembro às 23hs e partiu no dia 15hs às 22h46. A primeira vez aconteceu em fevereiro de 2010.
Com 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas) e 175 toneladas sem carga e sem combustível, o avião tem capacidade para transportar 250 toneladas de carga em longas distâncias. São seis turbinas e 32 rodas do trem de pouso.