IMPORTAÇÃO: Recebimento
1. Quais cargas de importação possuem prioridade de recebimento em Guarulhos?
Cargas RECOF, Perecíveis, Animais Vivos, Esquife, AOG, Obras de Arte, Periódicos (no máximo semanais), Explosivos, Materiais Radioativos, materiais destinados ao CNPq.
2. Como faço para que a carga, ao chegar, seja armazenada na temperatura correta?
Solicitar para que a Cia. Aérea informe no campo Natureza da Carga no Sistema MANTRA o código de temperatura que deverá ser seguido para armazenamento da carga.
3. Por que minha carga perecível não foi informada como tal no Sistema MANTRA?
A informação da carga é inserida no Sistema MANTRA pela Cia. Aérea, dessa forma, é necessário que proceda com a informação correta.
4.Qual o prazo para encerramento de cargas no Sistema MANTRA?
Conforme preconiza a Instrução Normativa nº 102, a GRU Airport possui um prazo de 12 horas para encerramento de voo, podendo o mesmo ser prorrogado por mais 12 horas. As cargas consideradas prioritárias podem ser encerradas antecipadamente.
5. Como faço para saber se uma carga está sob processo de etiquetagem ou recebida por DSIC?
Entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente através do e-mail cac.cargas@gru.com.br ou telefone (11) 2445-5000, para que seja verificada a existência de DSIC ou em processo de etiquetagem.
IMPORTAÇÃO: Liberação
1. Como faço a liberação de esquife?.
É necessário que o Conhecimento Aéreo seja retirado junto à Cia. Aérea e apresentado ao plantonista da Receita Federal no setor de Bagagem Desacompanhada.
2. Quais documentos são necessários para retirar uma carga na Importação?
Declaração de Importação (DI); Nota fiscal de entrada; Guia de recolhimento do ICMS e comprovante de pagamento ou Guia de exoneração do ICMS; Outros documentos exigidos em legislação específica. Para apresentar a documentação ao GRU AIRPORT, acessar o portal Externo CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/ por meio da Certificação Digital e realizar o upload dos documentos e o preenchimento das informações necessárias.
3. Como faço para efetuar o agendamento de uma carga?
Acessar o portal Externo CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/ em Importação / Agendamento / Agendamento de Entrega, selecionar o "Status de Agendamento" como "Não Agendado" e clicar no botão "(C)onsultar" para visualizar os AWBs pendentes de agendamento. Em seguida selecione o AWB que se deseja agendar e o horário disponível para entrega ao transportador.
4. O meu agendamento pode ser cancelado?
Caso a transportadora não se apresente em até 15 minutos após o horário agendado, o agendamento será cancelado, sendo necessária, para a efetivação de um novo agendamento por meio do portal Externo CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/, a solicitação de serviço (Permanência de Carga na Liberação/Expedição – Importação), prevista na tabela de tarifas disponível no site GRU Cargo: /tarifas.aspx.
5. Qual o horário de liberação de cargas na Importação?
Para liberação de cargas na Importação, o horário é das 04h00 às 00h00.
6. Como faço para visualizar a data e hora do meu agendamento?
Acessar o portal Externo CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/ em Importação / Agendamento / Atualizar Agendamento, preencher qualquer um dos campos com os dados da carga e clicar no botão "(C)onsultar" para visualizar os agendamentos realizados.
Carga Perecível
1. Qual o procedimento para solicitar desova de envirotainer?.
Para solicitação de desova de envirotainer antes do recebimento da carga, conforme Comunicado nº 13 de 07.05.2018, é necessário o preenchimento do Pré-alerta Linha Saúde no Portal Externo – CMS em http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/. Para a solicitação de desova após o recebimento da carga é necessário solicitar o serviço de "Desova de Equipamento - Importação" no módulo Atendimento ao Cliente no Portal Externo - CMS. O pré-alerta deverá ser informado com, no máximo, 48 horas de antecedência à chegada do voo e a validade será de 48 horas após o pouso.
2. Quais as temperaturas de armazenamento de perecíveis no Terminal de Cargas?
As temperaturas são: -18°C a 0°C; 2°C a 8°C; 9°C a 15°C; e 16°C a 22°C
3. Como faço para repor gelo seco em minha carga perecível?
É necessário solicitar o serviço através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/, onde serão imputados os dados da solicitação e o agendamento da reposição. Necessário anexar cópia do Radar ou Procuração.
4. Como faço para trocar o termômetro de minha carga perecível?
É necessário solicitar o serviço através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/, onde serão imputados os dados da solicitação e o agendamento da troca. Necessário anexar cópia do Radar ou Procuração.
5.Como faço para monitorar a temperatura de envirotainer dentro do armazém de cargas?
É necessário solicitar o serviço através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/, onde serão imputados os dados da solicitação e o agendamento do monitoramento. Necessário anexar cópia do Radar ou Procuração.
Bagagem Desacompanhada
1. Como faço a liberação de bagagem desacompanhada?
É necessário que o Conhecimento Aéreo seja retirado junto à Cia. Aérea e apresentado no Setor de Bagagem Desacompanhada das 09h00 às 15h00.
2. Como faço a liberação de animal vivo?
É necessário que o Conhecimento Aéreo seja retirado junto à Cia. Aérea e apresentado no Setor de Bagagem Desacompanhada das 09h00 às 15h00. Fora desse período, a solicitação deve ser apresentada ao Fiscal Plantonista.
3. Como faço a liberação de carga objeto de retenção de ala?
Portando o número do DSIC da carga, havendo possibilidade, a mesma pode ser retirada diretamente no Setor de Bagagem Desacompanhada, no período das 09h00 às 15h00. Caso haja necessidade, a carga deve ser retirada através de um Documento de Importação, deve-se contatar o setor de importação da Receita Federal para instruções, por meio do telefone (11) 2445-5547.
4. Como proceder com o pagamento do DAI após as 16h00 para liberação de Animais Vivos?
Através dos caixas eletrônicos ou Internet.
Carga Restrita - DG
1. Existe um local apropriado para cargas restritas em Guarulhos?
Sim, em Guarulhos há armazéns dedicados para este tipo de carga, tanto de Importação, quanto de Exportação
2. Qual o horário de funcionamento do armazém de carga restrita (DG)?
Importação: o horário de funcionamento para liberação de cargas é das 07h00 às 23h30, de segunda a sexta-feira. Para recebimento e armazenamento, o funcionamento é de 24 horas, sete dias por semana. Exportação: o horário de funcionamento para recebimento, armazenamento e liberação é de 24 horas, sete dias por semana.
Courier
1. Courier Descaracterizado. O que é e como proceder?
Carga enviada na modalidade de remessa expressa que, por análise do Auditor Fiscal, foi descaracterizada como tal. Para sua liberação, o representante legal deve contratar um despachante ou fazer a liberação através de um Documento de Importação (DI, DSI). Para mais informações procurar a Receita Federal.
CAC - Central de Atendimento ao Cliente de Carga
1. Como faço para solicitar serviço via web?
É necessário realizar o seu “login” no sistema CMS em: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/; acessar o módulo Atendimento ao Cliente / Solicitação de Serviço; selecionar o serviço desejado e preencher todos os campos requeridos.
2. Quais são os procedimentos para se solicitar serviço de Repesagem, Recontagem ou Fotografia?
É necessário solicitar o serviço através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/, onde serão imputados os dados da solicitação. Necessário anexar cópia do Radar ou Procuração. Após a realização do serviço, o resultado e/ou fotos serão enviados por e-mail.
3. Quais são os procedimentos para se solicitar serviço de Visita à Carga?
É necessário solicitar o serviço através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/, onde serão imputados os dados da solicitação e horário de agendamento. Necessário anexar cópia do Radar ou Procuração. Após a realização do serviço, o resultado será enviado por e-mail.
4. Como faço para conhecer as instalações e a operacionalidade do Terminal de Cargas de Guarulhos?
É necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, por meio do e-mail: cac.cargas@gru.com.br, para que sejam passados os procedimentos necessários e agendamento da data para realização da visita.
5. Como faço para alterar armazenamento de uma carga?
É necessário solicitar o serviço através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/, onde serão imputados os dados da solicitação. Necessário anexar cópia do Radar ou Procuração. Após a realização do serviço, o resultado será enviado por e-mail.
6. Como faço para ter acesso ao sistema de DI Eletrônica?
É necessário preencher o formulário de cadastro disponível no site GRU Cargo: /login.aspx e enviá-lo para o e-mail: cac.cargas@gru.com.br solicitando o seu cadastro no sistema CMS. Após o cadastro, será enviado “login” e senha ao e-mail do solicitante e realizada a habilitação no sistema.
7. Como faço para enviar a DI Eletrônica?
É necessário acessar o Portal Externo que está disponível no site GRU Cargo: /login.aspx e realizar o “login” por meio da sua Certificação Digital; acessar o módulo Importação / Entrega / e-Verificação de Documentos e preencher todos os campos requeridos.
8. Como me cadastro no Portal Externo - Rastrear Carga - CMS GRU?
É necessário preencher o formulário de cadastro disponível no site GRU Cargo: /login.aspx e enviá-lo para o e-mail: cac.cargas@gru.com.br solicitando o seu cadastro no sistema CMS. Após o cadastro, será enviado “login” e senha ao e-mail do solicitante e realizada a habilitação no sistema.
EXPORTAÇÃO: Recebimento
1. Como faço para realizar o pré-cadastro de uma carga DU-E?
Para realização de pré-cadastro de DU-E (Declaração Única de Exportação): Todas as DU-Es deverão ser pré-cadastradas com o número da(s) chave(s) das notas fiscais eletrônicas no campo “Observações” na tela de pré-cadastro. Não deverão ser inseridos espaços ou letras entre os números de chave da NFe.
2. Consigo alterar os dados de um pré-cadastro realizado incorretamente?
Sim. Contudo, a alteração de dados como AWB, peso e quantidade de volumes, invalidam o agendamento. Para realizar este tipo de alteração, é necessário cancelar o agendamento, realizar as mudanças necessárias no pré-cadastro e buscar um novo horário na agenda.
3. Quais documentos são necessários para que uma carga seja recepcionada na Exportação?
Para recepção da carga pela GRU Airport, é necessário apresentar o conhecimento aéreo (Air Way Bill), e em caso de carga restrita, a Shipper Declaration.
4. Minha carga precisa estar etiquetada para ser recebida?
Sim, as cargas deverão chegar na doca de exportação 100% etiquetadas.
5. Como faço para dar Presença de Carga em uma DU-E, na qual houve erro no pré-cadastro?
É necessário solicitar o serviço de Nova Presença de Carga através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/,inserir, sem espaços ou letras entre os números, a CHAVE DE ACESSO das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), no campo “OBSERVAÇÕES” da solicitação de serviço e realizar o upload da página da DU-E na qual consta o nº do HAWB.
6. Consigo alterar a placa de um veículo que já possui agendamento no sistema?
Sim. Contudo, para que seja realizada a troca de placa de veículos agendados ou troca de dados do motorista (nome e número de CNH), a transportadora deverá efetuar a correção até o momento do check-in no estacionamento de caminhões.
7. Qual o horário de entrega de cargas na Exportação?
Para entrega de cargas na Exportação, o horário de funcionamento é 24 horas.
8. Qual o procedimento para recebimento e liberação de Mala Diplomática?
Para o recebimento da carga pelo GRU Airport, o cliente deverá realizar o pré-cadastro no sistema CMS e apresentar a cópia do AWB ao conferente GRU, no momento do recebimento da carga. (cargas com natureza DIP). Após o recebimento o cliente deverá informar ao setor de Tarifação e Cobrança de GRU, que se trata de uma Mala Diplomática para que se obtenha a isenção da Tarifa de Armazenagem (DAI). Para a liberação da carga, o cliente deverá apresentar a documentação (cópia do AWB e DAE), à empresa aérea, para que essa solicite a entrega da carga à GRU Airport.
Tarifação e Cobrança
1. Como posso obter dados para cálculo de tarifas de armazenagem e capatazia?
As tarifas são calculadas obedecendo as determinações da Portaria ANAC nº 52 e pela Decisão 67 de, de 10/07/2013. A tabela está disponível no site GRU Cargo: /tarifas.aspx
2. Como obter a Tabela de Reembolso de Valores aplicada no Aeroporto de Guarulhos?
A tabela está disponível no site GRU Cargo: /tarifas.aspx
3. Como faço para verificar se há cobrança de serviço pendente em minha carga para que possa ser retirada?
Basta acessar o sistema Metraview disponível em https://metraview.gru.com.br/MetraView/login.aspx para consultar se há serviço em aberto para a carga.
4. Como faço para saber se o DAI e/ou DAE já foi emitido para a carga?
Basta acessar o sistema Metraview disponível em https://metraview.gru.com.br/MetraView/login.aspx para consultar se o DAI e/ou DAE já foi emitido para a carga
Credenciamento
1. Como faço para obter credenciamento (crachá) junto à GRU Airport?
Apresentação de carta formal solicitando o credenciamento, protocolada na GRU Airport, formulário de credenciamento preenchido, contendo a documentação necessária. Para mais informações, basta contatar a área de segurança do Aeroporto. Telefone (11) 2445-5272.
Receita Federal
1. Como faço para que minha carga seja Visada?
Após o recebimento e encerramento do voo pela GRU Airport, a carga será Avalizada pela respectiva Cia. Aérea e, após tal procedimento, é Visada pela Receita Federal do Brasil.
2. Como fazer para retirar a Indisponibilidade 22 da carga (divergência de peso)?
Pode ser solicitado o serviço de Repesagem da Carga, através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/ ou pode ser solicitada retirada da Indisponibilidade junto à Receita Federal através de Petição Formal.
3. Como fazer para retirar a Indisponibilidade 23 da carga (divergência de Volume)?
Pode ser solicitado o serviço de Recontagem da Carga, através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/ ou pode ser solicitada retirada da Indisponibilidade junto à Receita Federal através de Petição Formal.
4. Como fazer para retirar a Indisponibilidade 24 da carga?
É necessário solicitar o serviço de Desconsolidação, através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/ e posteriormente apresentar protocolo do GRU AIRPORT na Receita Federal para retirada da Indisponibilidade.
5. Como fazer para retirar a Indisponibilidade 25 da carga?
É necessário solicitar o serviço de Alteração de dados no sistema, através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/ e posteriormente apresentar protocolo do GRU AIRPORT na Receita Federal para retirada da Indisponibilidade.
6.Como fazer para retirar a Indisponibilidade 31 da carga?
É necessário solicitar o serviço de Pátio Vencido, através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/. Caso a Indisponibilidade permaneça após o registro de armazenamento no MANTRA, é necessário apresentar Petição junto à Receita Federal solicitando sua retirada.
7. Como fazer para retirar a Indisponibilidade 42 da carga?
Deve ser solicitado junto à Equipe do Trânsito da Receita Federal.
8. Por que minha carga consta no Sistema MANTRA com Indisponibilidade 30 (Documento sem carga)?
A Indisponibilidade 30 ocorre quando, por algum motivo, a carga não é embarcada como informada pela Cia. aérea ou não está devidamente etiquetada conforme as informações do sistema MANTRA, quando do seu recebimento em GRU.
9. Como proceder para a realização de Reetiquetagem de Volumes?
Conforme PORTARIA ALF/GRU Nº 100, DE 09 DE JUNHO DE 2017 e dentro do prazo de 24 horas da chegada do voo, o representante legal é contatado, por meio de notificação encaminhada por e-mail, para que proceda com a etiquetagem da carga junto a fiscalização aduaneira dentro das 24 horas. Após esse prazo, a correção deverá ser realizada através de Processo Administrativo junto à Receita Federal instruído com os seguintes documentos: Cópia do Conhecimento Aéreo; Documento de Carga; Requerimento contendo objeto da correção e cópia da Fatura Comercial.
10. Foi gerado DSIC da minha carga. E Agora?
É necessário que a Cia. Aérea/Agente de Carga proceda com a Apropriação do DSIC junto a Receita Federal, para que o Sistema MANTRA seja regularizado. É necessário também solicitar o serviço de Apropriação de DSIC através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/
11. Minha carga consta no Sistema MANTRA como sujeita a pena de perdimento. Ainda consigo retirá-la?
Sim. Pode ser solicitada revelia da pena de perdimento junto à Receita Federal do Brasil.
12. Como proceder com selagem de relógios e bebidas?
O representante do importador deve solicitar autorização para o procedimento junto ao Chefe da Receita Federal local. Após autorizado, o procedimento será realizado em área segregada e monitorada pelo Sistema de Vigilância do Terminal de Cargas. É necessário também solicitar o serviço de Acompanhamento de Obra de Arte - Selagem através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/
13.Quais os horários de parametrização aplicados em Guarulhos?
Os horários são: 10h30min, 12h30min, 16h00 e 17h30min.
Informação Gerais
1. Como obtenho o telefone de uma Cia. Aérea, Agente de Carga ou qualquer outra empresa?
Para a obtenção de tal informação, basta contatar a nossa central telefônica por meio do número (11) 2445-2945.
2. Onde posso encontrar os tipos de avarias e seus significados?
Os tipos de avarias podem ser encontrados no site da GRU Airport: /processo-de-importacao.aspx
3. Como faço para saber se minha carga é passível de fumigação?
Para a obtenção de tal informação, basta consultar o status da carga através do portal externo do CMS: http://cms.gru.com.br/EXTCMSWEB/, ou entrar em contato com a CAC - Central de Atendimento ao Cliente - pelo e-mail: cac.cargas@gru.com.br ou telefone (11) 2445-5000, para receber informação se a carga se encontra bloqueada.
4. Quais os critérios utilizados para o Programa de Eficiência Logística do Aeroporto de Guarulhos?
1. Cada empresa concorre em sua categoria principal (segmento) ou nos Regimes Especiais em que a empresa (importador) estiver habilitada; 2. Para classificar em qual segmento a empresa está enquadrada é utilizado o CNAE associado ao CNPJ; 3. Serão considerados somente os processos nacionalizados (liberados) no aeroporto (não contempla cargas em trânsito); 4. O importador deverá ter no mínimo 15 (quinze) embarques no mês de referência, liberados no canal verde; 5. A média de horas úteis, para efeito de ranking, levará em conta somente os embarques liberados no canal verde; 6. As horas são contadas a partir da Atracação da Carga, até a sua efetiva entrega no MANTRA.
5. O que é necessário para ter acesso ao Pátio de Carregamento (DOCA)?
Credencial Aeroportuária de motorista, EPI (Colete e bota) e formulário de acesso (Papeleta) preenchido e devidamente autorizado pela Segurança.
cac.cargas@gru.com.br