Novo Tarifario 20173 Serviços Br  (1)

Courier

As remessas expressas internacionais (courier) são documentos ou encomendas internacionais, transportadas e liberadas sob o regime aduaneiro específico (Instrução Normativa RFB nº 1.073, de 1º de outubro de 2010), exclusivamente por empresas de Transporte Expresso Internacional "porta a porta".
As principais características e diferenças desse tipo de remessa em relação à carga importada ou exportada em geral são:

  • - Não pode ter destinação comercial; não há cobertura cambial na transação.
  • - O valor, a quantidade e os tipos de produtos são limitados pela legislação específica de cadapais de origem e destino da remessa
  • - Agilidade na liberação e entrega das remessas, e conveniência do serviço porta a porta para o cliente expedidor ou destinatário.
  • - A comercialização dos serviços de coleta, transporte, liberação aduaneira e entrega, são feitos por empresas que tem como atividade preponderante a prestação de serviços de transporte expresso internacional aéreo.

A remessa expressa que apresente bens sujeitos a controles específicos será submetida, pela empresa de transporte expresso internacional, à manifestação dos respectivos órgãos competentes, previamente ao início do despacho aduaneiro de importação ou exportação. A remessa expressa pode ser descaracterizada pela Receita Federal caso seja comprovada alguma irregularidade ou descumprimento da legislação. Quando há descaracterização, a carga terá seus procedimentos operacionais e de cobrança estabelecidos em conformidade com a Decisão 66 da ANAC, ou seja, o tratamento dado é o mesmo para a carga importada e a exportada, nos métodos convencionais.

O TECA GRU possui armazéns alfandegados dedicados à liberação de importação e exportação destas remessas. Neles operam as empresas de courier responsáveis pela liberação das cargas junto às autoridades aduaneiras e pela coleta e distribuição porta a porta das cargas e encomendas junto aos seus clientes.

Veja lista de empresas parceiras.

PROCESSO DE EXPORTAÇÃO

Gru Exportacao

O TECA GRU é responsável pelo maior volume brasileiro de exportações por via aérea, conectando o Brasil com 34 países. Além disso, é um corredor de passagem da carga exportada, com processamento diário de pallets aeronáuticos, assegurando agilidade e segurança no processo de exportação.

Saiba mais

PUBLICIDADE

ARMAZENAGEM

Gru Armazenamento3

A carga destinada para armazenamento no Terminal de Cargas do GRU segue critérios como peso, cubagem, tipo de embalagem, restrições fitossanitárias ou natureza da carga, tanto na importação quanto na exportação.

Saiba mais