GRU Airport cresce 3% no transporte internacional de carga aérea
O Terminal de Cargas do GRU Airport – Aeroporto Internacional de Guarulhos registrou um crescimento de 3% em importação e exportação de cargas em 2014, enquanto o mercado em geral apresentou queda de 3%. Ao longo do ano passado, a aeroporto movimentou 255.373 toneladas de carga, ante as 247.738 registradas em 2013. O desempenho consolidou a liderança do GRU Airport no setor, com market share de 36%, considerando exportações e importações no modal aéreo. Em 2013, a participação era de 34%.
O destaque do ano ficou por conta das exportações, que apresentaram aumento de 9% no volume, de 107.554 toneladas, em 2013, para 117.223 toneladas, no ano passado. O mercado total de exportações no Brasil cresceu 2% em 2014, com volume de 259.305 toneladas, e GRU ampliou o market share de 42%, em 2013, para 45%, no ano passado. Outro dado importante foi em relação às importações. Em dezembro de 2014, pela primeira vez no ano, o aeroporto conseguiu a liderança nesse segmento, com 33% de participação no mercado.
Para o diretor de Operações de Cargas do GRU Airport, Marcus Santarém, o aumento no número de voos no ano passado, de 7,2% em relação a 2013, foi fundamental para o desempenho do setor. “Soma-se a isso, a estratégia das companhias aéreas de utilizar aeronaves com maior capacidade de passageiros e nos porões de cargas, além da ampliação gradativa do número de operações com aeronaves cargueiras: em 2014, quatro voos estrearam em Guarulhos – um vindo de Basel, na Suíça, e outros três com frequência semanal da Argentina, além de operações com voos charter cargueiros e da já existente rota semanal Miami-Guarulhos, o que confirma a disposição de GRU Airport de trazer de volta operações cargueiras como parte de sua estratégia comercial.”
Como fatores que propiciaram o crescimento, o executivo destaca, ainda, a atuação da área Comercial na conquista de novos clientes e novos negócios, os investimentos da Concessionária em melhorias na infraestrutura e nos processos internos, que tornaram a operação mais eficiente e produtiva. Um exemplo disso é a redução no tempo total de liberação de cargas, que caiu 29% nos dois últimos anos. Em janeiro de 2013, o tempo médio de liberação de cargas no canal verde era de 109 horas. Esse número caiu para 77 horas em dezembro de 2014.
Demais segmentos
Em relação às importações, o aeroporto registrou queda de 1,5%, de 140.185 toneladas, em 2013, para 138.151, no ano passado. No mercado total brasileiro, as importações de carga aérea caíram 5% – foram 447.367 toneladas, em 2014, e 472.192, no ano anterior. Mesmo com o resultado, GRU conseguiu ampliar sua participação em 1% nas importações, de 30% para 31%, no comparativo 2013/2014.
Considerando todas as modalidades do transporte aéreo de cargas (importação, exportação, carga doméstica e courier), o GRU Airport também manteve a liderança do market share, com 33% do mercado.
Fonte: Assessoria de Imprensa